O brasileiro Luiz Maurício da Silva venceu o Kip Keino Classic 2025, meeting do World Athletics Continental Tour – Gold, com recorde brasileiro e sul-americano no lançamento do dardo: 86,34m.
Na prova, realizada neste sábado, 31, no Ulinzi Sports Complex, em Nairobi, no Quênia, Luiz Maurício confirmou sua evolução ao melhorar a própria marca continental, que era de 85,91m, obtida na qualificatória da Olimpíada de Paris-2024, no Stade de France. O alemão Thomas Rohler ficou na segunda posição (80,79 m) e o português Leandro Ramos em terceiro (80,68 m).
Luiz Maurício está em Madri, na Espanha, para treinamentos e competições na Europa. Compete na Polônia, no dia 8, e em Lisboa, Portugal, dia 10. O foco na temporada é um bom resultado no Campeonato Mundial de Tóquio, Japão, de 13 a 21 de setembro. E também já vislumbra o ciclo olímpico até Los Angeles-2028 e, quem sabe, entrar no seleto grupo que lança acima de 90 metros.
“A primeira competição dele seria na Índia, mas foi cancelada em função dos conflitos. A gente já esperava uma marca boa no Quênia e tem ainda um trabalho grande pela frente para ser feito atrás do objetivo principal que é o Mundial de Tóquio”, disse o treinador Fernando Barbosa de Oliveira. “O planejamento segue, a periodização ainda está em desenvolvimento”, completou.
Na última temporada, Luiz Maurício garantiu o Brasil em uma final olímpica do lançamento do dardo após 92 anos e alcançou a 11ª colocação nos Jogos de Paris (80,67m), depois de fazer o resultado de 85,91 m, então o recorde brasileiro e sul-americano, na qualificação e avançar em sexto lugar. Luiz já era o detentor dos recordes desde o Troféu Brasil de 2024 (85,57m).
*Com Confederação Brasileira de Atletismo






