A Seleção Brasileira de Judô aproveitou o clima caloroso da costa mediterrânea espanhola para cumprir um último compromisso internacional antes do Campeonato Mundial, que acontece de 13 a 20 de junho, na Hungria. Ao longo da semana passada, 25 judocas do Brasil dividiram o tatame com alguns dos principais nomes da modalidade, incluindo campeões olímpicos e mundiais, em um dos treinamentos de campo mais fortes e tradicionais do calendário: o OTC de Benidorm.
A experiência serviu como uma etapa importante na preparação da equipe convocada para o Mundial. Durante quatro dias intensos, os brasileiros puderam treinar com possíveis adversários, refinar detalhes técnicos e fortalecer o condicionamento competitivo. É o que contou Marcelo Theotonio, diretor de Esporte da Confederação Brasileira de Judô (CBJ).
“Os treinos tiveram um nível altíssimo, e grande parte dos países, assim como o Brasil, elegeu Benidorm como a preparação final para o Mundial. As principais potências mundiais do judô estavam lá com seus principais atletas, e com as equipes que vão a Budapeste. Então, nesse sentido preparatório, para nós foi bem proveitoso”, falou Theotonio.
“E, além desse objetivo, também adotamos a estratégia de levar ao treino atletas jovens, sempre visando fomentar o futuro. Nós vimos como uma boa oportunidade de inseri-los nesse cenário internacional de alto rendimento, para que pudessem observar, aprender e fortalecer o processo de amadurecimento competitivo. Do ponto de vista técnico, aproveitamos bem o momento, e os atletas responderam à altura”, analisou o dirigente.
Dos 25 atletas que integraram a Seleção Brasileira em Benidorm, 16 foram convocados para o Mundial, e outros oito participaram do Open de La Nucia, no fim de semana anterior ao treinamento, onde a CBJ adotou a estratégia de levar um time Sub-23. Além deles, a equipe do Brasil ainda contou com Bianca Reis (57kg), de 20 anos, que ainda é júnior, mas que vem atuando no Circuito Sênior neste ano, e com a medalhista olímpica Larissa Pimenta (52kg), retornando às competições desde os Jogos Olímpicos de Paris-2024.
Ao todo, o treinamento de Benidorm reuniu mais de 700 atletas de 59 países, um número recorde segundo a Federação Espanhola. Campeões olímpicos na capital francesa, como a eslovena Andreja Leski (63kg), a italiana Alice Bellandi (78kg) e o georgiano Lasha Bekauri (90kg) estiveram presentes, além de outras estrelas do judô mundial.
Para os brasileiros Rafael Macedo (90kg) e Beatriz Freitas (78kg), que estarão no Mundial, a experiência agregou muito à preparação.
“Esse treinamento de Benidorm é de um nível técnico altíssimo. Praticamente todos os atletas que rodam o Circuito Mundial e que estarão no Campeonato Mundial estavam lá. É um nível muito alto de treino, onde a gente consegue dar um volume de randori, estudar os atletas e entender um pouco os estilos de luta na preparação para as competições. Então, é um treinamento que faz a diferença e que ajuda muito para a gente chegar melhor e mais preparado no Mundial”, disse Macedo.
“O treinamento na Espanha foi de extrema importância neste momento, e conseguir pegar no kimono de todas as adversárias pré-Mundial é muito importante. Me senti bem e consegui aproveitar ao máximo o alto nível de todos os treinos”, disse Bia.
Agora, já de volta ao Brasil, os atletas vão finalizar o planejamento de treinos em seus próprios clubes até o embarque para Budapeste.
O Campeonato Mundial deste ano será a primeira grande competição do novo ciclo olímpico rumo à Los Angeles-2028. Quase 550 atletas de 90 países são esperados na competição.
Delegação Brasileira — OTC Benidorm 2025
Equipe Feminina
48kg — Natasha Ferreira (Sociedade Morgenau-PR/F.PR.JUDÔ)
52kg — Larissa Pimenta (E.C. Pinheiros-SP/FPJ)
57kg — Bianca Reis (E.C. Pinheiros-SP/FPJ)
57kg — Shirlen Nascimento (SESI-SP/FPJ)
63kg — Nauana Silva (E.C. Pinheiros-SP/FPJ)
70kg — Luana Carvalho (Umbra Vasco da Gama-RJ/FJERJ)
78kg — Beatriz Freitas (E.C. Pinheiros-SP/FPJ)
78kg — Karol Gimenes (C.R. Flamengo-RJ/FJERJ)
Equipe Masculina
60kg — Michel Augusto (SESI-SP/FPJ)
66kg — Bruno Nóbrega (E.C. Pinheiros-SP/FPJ)
66kg — Ronald Lima (E.C. Pinheiros-SP/FPJ)
73kg — Daniel Cargnin (Sogipa-RS/FGJ)
73kg — Vinicius Ardina (SESI-SP/FPJ)
81kg — Gabriel Falcão (Instituto Reação-RJ/FJERJ)
81kg — Enzo Trombini (E.C. Pinheiros-SP/FPJ)
81kg — Luan Almeida (SESI-SP/FPJ)
90kg — Jesse Barbosa (Sogipa-RS/FGJ)
90kg — João Segatelle (E.C. Pinheiros-SP/FPJ)
90kg — Guilherme Morais (SESI-SP/FPJ)
90kg — Marcelo Fronckowiak (C.R. Flamengo-RJ/FJERJ)
90kg — Rafael Macedo (Sogipa-RS/FGJ)
100kg — Leonardo Gonçalves (Sogipa-RS/FGJ)
+100kg — Andrey Coelho (Grêmio Náutico União-RS/FGJ)
+100kg — Gabriel dos Santos (Instituto Reação-RJ/FJERJ)
+100kg — Rafael Buzacarini (E.C. Pinheiros-SP/FGJ)
*Com Confederação Brasileira de Futebol






