Em um duelo com clima de Copa Davis, João Fonseca superou Pierre Hugues-Herbert e a torcida francesa para seguir vivo em Roland Garros. O brasileiro mostrou maturidade diante de um cenário adverso, venceu um jogo tenso na quadra 14 por 3 sets a 0, com parciais de 7/6 (4), 7/6 (4) e 6/4, e garantiu vaga na terceira rodada de um Grand Slam pela primeira vez na carreira.
O primeiro set foi bastante equilibrado e repleto de oscilações. João saiu na frente ao conquistar a primeira quebra, mas não conseguiu sustentar a vantagem e viu Herbert reagir, vencendo três games consecutivos para abrir 4/2. Mostrando resiliência, o carioca de 18 anos se recuperou com o apoio dos brasileiros nas arquibancadas e levou a parcial para o tie-break. Com saques firmes e maior precisão nos pontos decisivos, ele aproveitou os erros do francês, incluindo uma dupla falta, para fechar o desempate em 7/4.
A intensidade permaneceu alta dos dois lados na segunda parcial, com games longos e muita tensão. João pressionou constantemente o saque de Herbert e teve três set points no serviço do francês quando liderava por 5/4, mas não conseguiu convertê-los. Novamente, a decisão foi para o tie-break. Empurrado pela torcida, o anfitrião começou melhor e abriu 3 a 0 com saques potentes. Mesmo assim, o brasileiro manteve a calma, reagiu com solidez e, apoiado em backhands vencedores, virou para 7/4, fechando o set após 1h20.
O cansaço bateu no terceiro set e Herbert foi quem mais sentiu. Aos 34 anos, o francês entregou um game de presente para o brasileiro com mais uma dupla falta e João manteve o alto nível para abrir vantagem e confirmar a grande vitória com 6/4 após 2h54 de partida.
O rival do prodígio brasileiro na terceira rodada sairá do confronto que fecha a programação desta quinta na Philippe-Chatrier entre o veterano francês Gael Monfils e o britânico Jack Draper, cabeça de chave número 5 do torneio.






