Dona de quatro títulos de Roland Garros e atual campeã, Iga Swiatek teve uma estreia mais difícil do que está acostumada em primeiras rodadas de Grand Slams. Apesar da vitória, o placar final não mostrou as dificuldades encontradas pela ex-número 1 do mundo para superar a eslovaca Rebecca Sramková por 2 sets a 0, com duplo 6/3, nesta segunda-feira, 26.
Se no início do ano Iga atropelou Sramková por 6/0 e 6/2 em menos de uma hora de partida no Australian Open, dessa vez a eslovaca estava decidida a dificultar as coisas para a polonesa e elevou muito o seu nível de jogo, chegando a dar 23 winners, dois a menos que Swiatek, e segurando bem os ralis no fundo de quadra. No primeiro set, ela levou o jogo de igual para igual até o 3/3, quando aí foi a vez da atual número 5 do ranking aumentar a agressividade para converter o terceiro break point que teve a seu favor e rumar para fechar a parcial.
No segundo set, Iga chegou a estar perdendo por 3/1, mas retomou o controle da partida com impressionantes dez pontos consecutivos e ganhou os cinco games seguintes para vencer a partida na lendária quadra Philippe Chatrier.
Fã declarada de Rafael Nadal, a polonesa assistiu à homenagem que o Grand Slam francês prestou ao seu maior vencedor no domingo e falou após o jogo sobre a emoção de presenciar o evento em reverência ao ídolo.
“É legal que ele demonstre emoções dessa forma e nos mostre que é humano, e eu realmente gostei do que Roland Garros fez ontem, especialmente a pegada [dele] lá. Estou feliz que ela ficará aqui para sempre… É ótimo que todo o mundo do tênis tenha se unido e demonstrado nossa gratidão e dito a Rafa que somos muito gratos por tudo o que ele fez e pelas tantas emoções que ele nos proporcionou quando o assistíamos. Ele é uma grande inspiração, mesmo quando não está jogando, até mesmo estar aqui ontem me inspirou muito”, contou Iga.
Na segunda rodada, ela vai enfrentar Emma Raducanu, que derrotou a chinesa Wang Xinyu por 2 sets a 1, parciais de 7/5, 4/6 e 6/3, em 2h44 de jogo.






