Hugo Calderano não para de fazer história no tênis de mesa. Nesta sexta-feira, 23, o brasileiro derrotou o sul-coreano An Jae-hyun por 4 sets a 1 para garantir vaga nas semifinais do Mundial de Doha, no Catar. O resultado garantiu uma medalha inédita para o Brasil na competição, já que não há disputa pelo bronze.
O atual número 3 do ranking mundial manteve a mesma postura das rodadas anteriores e dominou o confronto nos dois primeiros sets. Com um forehand afiado e boa variação nos ataques, Hugo ignorou a catimba do rival — que reclamou da mecânica do seu saque — e rapidamente abriu 2 a 0 no placar. O sul-coreano, 17º do ranking, venceu o terceiro set e esboçou uma reação, mas Calderano levou a melhor em um quarto set equilibrado e confirmou a vitória no quinto set muito disputado. As parciais foram 11/4, 11/6, 9/11, 11/7 e 12/10.
“Foi um grande jogo. É difícil expressar em palavras neste momento. Dou todos os créditos ao An Jae-hyun, ele é muito forte, já esteve aqui antes e tem uma medalha de bronze. Parabenizo ele também. Estou muito feliz, muito agradecido por esse momento e quero continuar levando o melhor do tênis de mesa para o Brasil”, afirmou Calderano após a partida.
Essa é a primeira vez que um atleta sul-americano chega às semifinais de um Mundial de Tênis de Mesa. O melhor resultado de Hugo até então havia sido as quartas de final, em 2021.
Campeão da Copa do Mundo em abril, Hugo vai encarar na semifinal deste sábado, 24, o chinês Liang Jingkun.






