A Uefa anunciou nesta segunda-feira, 19, que a 69ª edição da Bola de Ouro será realizada no dia 22 de setembro, no Théâtre du Châtelet, em Paris. A grande novidade na premiação deste ano é a igualdade no número de categorias para homens e mulheres.
“Estamos orgulhosos de expandir nosso reconhecimento para incluir três novas categorias que celebram as conquistas das jogadoras”, comunicou a Uefa, que organiza o prêmio em conjunto com a revista France Football desde o ano passado.
As novas categorias femininas são o Troféu Kopa (à melhor jogadora jovem), o Troféu Yashin (melhor goleira) e o Troféu Gerd Müller (artilheira da temporada).
Na última edição, o meio-campista Rodri, Manchester City, venceu no masculino em uma eleição polêmica. Ele superou o favorito Vinicius Jr., que não compareceu à cerimônia ao saber que não seria o escolhido. No feminino, a espanhola Aitana Bonmatí foi a vencedora.
Os candidatos aos prêmios serão anunciados no início de agosto. A votação é feita por jornalistas de cem países com melhor colocação no ranking da Fifa e leva em conta o desempenho dos atletas em uma janela de 12 meses, do segundo semestre do ano anterior ao primeiro semestre do ano vigente.






