Com uma ultrapassagem impressionante sobre o pole Oscar Piastri pouco depois da largada, Max Verstappen assumiu a liderança do GP da Emilia-Romagna de Fórmula 1 e não soltou mais, para dominar a prova e cruzar a linha de chegada em primeiro na manhã deste domingo, 18.
O tetracampeão da Red Bull foi seguido pela dupla da McLaren, Lando Norris, em segundo, e Piastri, que foi superado pelo companheiro de equipe no final e teve de se contentar com o terceiro lugar, após ver sua estratégia inicial mudada, o que dificultou bastante a sua vida com a antecipação do pit stop e o intenso tráfego na pista no retorno.
Se o sábado, 17, foi de frustração para Lewis Hamilton, este domingo trouxe um pouco de alegria para o heptacampeão. Largando em 12º no grid, Hamilton foi capaz de se recuperar e terminou em quarto, para alegria dos torcedores que lotaram o autódromo de Ímola, na Itália, conhecido como casa da Ferrari. Este foi o melhor resultado do britânico com a escuderia de Maranello em GPs até o momento, ele já vencera uma sprint race este ano, na China. Ao final da prova, o piloto dedicou o resultado aos tifosi e aos funcionários da equipe.
Alexander Albon entregou mais uma boa performance com a Williams e chegou em quinto, seguido por Charles Leclerc, da Ferrari, em sexto, George Russell, da Mercedes, em sétimo, seu companheiro de equipe, Carlos Sainz, em oitavo, e Isack Hadjar, da Racing Bulls, em nono.
Após sofrer um acidente assustador na classificação de sábado e largar dos boxes, Yuki Tsunoda ainda marcou um ponto para a Red Bull ao completar o top 10.
Apesar de ter chegado a figurar na décima posição, Gabriel Bortoleto sofreu com a estratégia da Sauber e foi prejudicado pela entrada do safety car, o que acabou com a prova do brasileiro, que chegou em 18º.
Apesar do revés, Piastri continua liderando o Mundial de Pilotos com 146 pontos, 13 a mais que Norris, em segundo com 133. Verstappen se mantém em terceiro, com 124.
A Fórmula 1 volta à ação na próxima sexta-feira, 23, com cobertura do BandSports, para dar início às atividades para o GP de Mônaco, segunda etapa do fim de semana triplo da categoria na Europa, a seguinte será na Espanha.
Veja como ficou a classificação completa do GP da Emilia-Romagna:






