O Bayer Leverkusen confirmou nesta sexta-feira, 9, a saída do técnico Xabi Alonso ao final da temporada europeia. Apesar de ter contrato até 2026, o treinador de 43 anos encerrará seu vínculo em comum acordo com a diretoria do time alemão.
O espanhol deixa o Leverkusen como um dos maiores nomes da história do clube. Ele chegou em outubro de 2022 com a equipe na zona de rebaixamento e transformou o time em campeão. Na temporada 2023/24, conquistou o inédito título da Bundesliga com 90 pontos, além da Copa da Alemanha e da Supercopa, e foi vice-campeão da Liga Europa.
“Tenho um enorme agradecimento ao Bayer Leverkusen, aos meus jogadores e à comissão técnica, a todos os funcionários do clube e, por último, mas não menos importante, aos fantásticos torcedores. Nosso sucesso foi resultado de um desempenho coletivo excepcional”, afirmou Xabi.
“Este clube, que demonstrou uma confiança excepcional em mim, mereceu muito conquistar o título do Campeonato Alemão pela primeira vez. Meus agradecimentos e admiração a todos que contribuíram para este triunfo, incluindo a vitória na Copa da Alemanha em Berlim. O Bayer está pronto para o futuro. O caminho positivo continuará e estou entusiasmado em segui-lo”, acrescentou o treinador.
A decisão fortalece os rumores de que Alonso assumirá o comando do Real Madrid na próxima temporada. O espanhol é apontado como o mais cotado para ocupar a vaga de Carlo Ancelotti, que deve deixar a equipe merengue para comandar a Seleção Brasileira.






